quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Saudade

Que sentimento estranho e FDP. A gente sente saudade de uma paixão, de um sexo gostoso, de um parente, de um doce da padaria, de uma época da infância, de um amigo.E veja, a saudade é diferente em cada situação que eu descrevi. Mas como se define, como comparar a saudade de um pai à saudade do sonho da padaria que fechou semana passada. A saudade é algo indescritível. É como uma língua estrangeira para quem não tem prática, eu sei o que significa, mas não sei como traduzir.

Hoje eu tô aqui pra falar de um amigo meu. Mas é uma saudade tão FDP e uma amizade tão verdadeira que não tem explicação. É uma pessoa que fazia (e ainda faz) toda a diferença pra mim. Chegava me acordando de manhã pra trabalhar pra ele e me trazia às onze horas da noite pra dormir. Não ele nunca foi meu namorado, e nem vai ser, e se você acha que esse post tem duplo sentido pode fechar a página, por que alguém que não é amigo de verdade de alguém do sexo oposto não entende nada de amizade. Vai dormir que você ganha mais!

Eu quero falar de saudade sim, mas pra isso eu preciso explicar como meu amigo é especial. Meu amigo é um irmão pra mim! Eu já chorei de saudades dele e não, ele não precisou morrer pra isso. Ele continua vivinho da silva, mas fazendo uma falta!!!! E eu preciso contar isso pra alguém, em algum lugar porque ele não faz nem idéia do quanto ele é importante pra mim! Sabe aquela pessoa boa de coração, que não mede esforços pra fazer alguém sorrir? Sabe aquela pessoa que mal te conhece mas já age como se fosse de casa e atura tua família insuportável? Sabe quando a gente tá naquelas deprê brabaaaa que só aparece a pessoa pra te visitar e te animar? esse é o meu amigo-irmão! E é desse cara que eu tenho orgulho de ser amiga!

A gente se conhece a razoavelmente pouco tempo, mas sabe aquela pessoa que parece que você conhece há uma vida toda? Aquela pessoa que entra na tua vida e muda tudo de ponta cabeça? Que muda teus conceitos, tuas atitudes, teu modo de ver a vida? Eu posso passar uma semana falando da diferença na minha vida antes e depois dele... Mas eu escolhi esse post pra falar de saudade, da falta que ele me faz.

Tá certo, ele vai voltar, mas ainda assim, os dias se arrastam sem a alegria e o coração grande dele.Pra vocês terem a noção do meu desespero, eu sinto falta de quando ele roubava meus esqueiros, filava meu cigarro e ouvia aqueles funk bagaceira dele. Hoje eu ouço os funk e choro de saudade! Não sinto falta das festas que a gente fazia, nem do carro que ele dirigia, nem dos amigos dele (heheheehe). Eu sinto falta do sorriso dele, das ligações que ele fazia pra mim sobre o trabalho, dele sentado na sala de casa fumando o meu cigarro e me falando da namorada dele, das risadas que a gente dava junto...

O meu único consolo é que ele vai voltar de viagem! E eu vou poder desabafar pro meu amigo o quanto foi dura a vida sem ele! hahahaha, Eu sei que isso parece um pouco cômico-trágico, mas saudade é como uma língua estrangeira para quem não tem prática, eu sei o que significa, mas não sei como traduzir...

Obrigada por compartilhar esse sentimento comigo!

Por favor, deixe seu comentário!

E muitíssimo obrigada pela visita!!

3 comentários:

  1. Ai, senti saudades de todos os meus amigos que me deixaram e eu deixei para trás..
    Acredito sim em amizade homem e mulher, tenho amigos de longa data que já me viram nua e nunca tivemos nada, na verdade, passei a maior parte da minha vida tendo amigos homens, sem maldade e amo eles! *.*

    Lindo o texto =**

    ResponderExcluir
  2. Dizem que a palavra "saudade" só tem em português, para definir esse sentimento.

    Isto é duplamente não verdadeiro!

    Primeiro, porque o sentimento é universal, todos sentem saudades, em português ou em outra língua, só se expressam de maneira diferente!

    Segundo, porque uma só palavra saudade não é suficiente para descrever esse sentimento tão múltiplo, como você bem aponta no seu post! Mesmo em português não há especificidade bastante para caracterizar todas estas nuances que quase necessitam de palavras diferenciadas para cada caso (somente quem sente sabe entender também as sutilezas), assim como os esquimós possuem variadas palavras para cada tipo de 'neve' ou 'gelo' que conhecem!

    Que você aplaque sua saudade e conviva bem com ela!

    ResponderExcluir
  3. Maria Inês,

    Ainda sobre seu post,
    poderia dizer que seu amigo está eternizado!

    E sobre as voltas depois das idas, cabe ressaltar que o tempo passa para quem vai, mas congela para quem fica. E o tempo provoca seus efeitos...

    Conforme:

    Lembranças esquecíveis
    http://mesdre.blogspot.com/2011/01/lembrancas-esqueciveis.html


    Retratos antigos e tempos na memória
    http://mesdre.blogspot.com/2011/09/retratos-antigos-e-tempos-na-memoria.html


    ResponderExcluir